Em janeiro de 2019, dois diretores executivos com grande estrada na Petrobras deixaram a empresa. Hugo Repsold, que ocupava o cargo de diretor de desenvolvimento da produção e tecnologia desde novembro de 2017 (e anteriormente ocupava a diretoria de assuntos corporativos) e Solange Guedes, que era diretora da área de exploração e produção.
Os cotados para os cargos são: Eberaldo Neto para a área de desenvolvimento da produção e tecnologia e Rafael Grisolia para a diretoria de exploração e produção. Ambos já ocupavam diretorias na Petrobras, Eberaldo no setor de assuntos corporativos e Rafael no setor de relacionamento com investidores.
Nota-se que a Petrobras tem como praxe levar para a diretoria de tecnologia alguém com bagagem na diretoria de assuntos corporativos.
A Petrobras, apesar de se manter sempre forte no ramo de pesquisa e desenvolvimento, ainda passa por um momento de desinvestimentos chamado “downstream”, em que projetos e instalações no setor de Gás e Energia, produção e transporte de combustíveis, entre outros, são diminuídos para melhorar o fluxo de caixa da empresa.
Resta saber como o novo governo de Bolsonaro irá guiar o destino da maior petrolífera do Brasil, esperamos que a Petrobras sempre exerça uma função essencial na vida dos brasileiros.